sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dias 14,15,16 e 17 – Ultima Fermatta VENEZIA

____ Roteiro planejado   _____ Diário da viagem
Posso começar dizendo que Veneza, literalmente virou nosso roteiro de cabeça para baixo, vou explicar. A ideia inicial desse mochilão pela Itália era iniciar por Veneza e ir descendo até Roma, cidade que já conhecíamos e teríamos mais tranquilidade para encerrar a viagem, inclusive com as compras.  Porém quando decidimos a data, vimos que estava muito próxima do famoso carnaval de Veneza, não poderíamos deixar de visitar a cidade e acompanhar a linda festa, resumindo, invertemos nosso roteiro e finalmente chegamos a nossa última cidade base “ Venezia”.

Chegamos a Veneza Mestre, cidade localizada na parte continental de Veneza, escolhemos pela hospedagem em Mestre por duas fortes razões. A primeira, facilidade de locomoção, nosso hotel ficava próximo à estação de Mestre e de lá partem trem de 15 em 15 minutos para Veneza e  você pode também optar por chegar a Veneza de ônibus, rápido, seguro e barato.
A segunda  razão foi custo beneficio. Chegamos em Veneza no carnaval, a ilha está lotada e a fama de muito cara cumpriu a sua razão de existir.  Os hotéis na ilha são muito antigos e os bons hotéis não valem o custo. Mestre foi o acerto de Veneza.



Após o almoço em Mestre, pegamos um trem e por 1,70 euros em dez minutos já estávamos na estação central da ilha, neste primeiro dia resolvemos não comprar o cartão turístico  para o transporte aquático, então como diz o ditado é “sebo nas canelas”.  Já tinha lido em algum lugar que é muito fácil se perder em Veneza, tenho que dizer que é mesmo muito fácil. Andar pelas ruelas e atravessar várias e várias pontes são mesmo o caminho certo para se perder, e não adianta olhar o mapa porque raramente você encontra o nome da rua. Caminhamos por quase três horas até chegar a Piazza San Marco. Se você souber o caminho certo e for direto sem se deliciar com a cidade, faz o mesmo caminho em 40 minutos, talvez não tenha a mesma graça ou a mesma emoção de se ver em uma rua com largura de um metro meio sem ninguém para pedir informação.  A cidade é segura mas, como toda cidade turística locais próximos ao comércio e pontos de maior movimento é fácil encontrar ambulantes e pedintes.
Na Piazza San Marco, palco principal do Carnavale Di Venezia, desfiles de máscaras e roupas atraiam os olhares dos turistas. Lindo, muito diferente do carnaval que conhecemos no Brasil, em Veneza tudo é chique e tranquilo, as fantasias e as máscaras mudam a atmosfera fria da cidade.  Ficamos sentados na praça saboreando um cappuccino para esquentar e observar os desfiles. Voltamos à estação de trem caminhando, mas dessa vez acertamos o caminho e foi rápido.
No segundo dia, compramos o ticket turístico que dá o direito de andar livremente de ônibus e vaporeto (ônibus-barco) durante 12 horas. Partimos para Veneza de ônibus e de lá pegamos um vaporeto para visitar a ilha de Murano, famosa pelas fábricas artesanais de vidros e cristais.  Simples, e fora o artesanato caríssimos por sinal, não tem mais nenhum atrativo. Vale à visita, duas horas são mais do que suficiente para se conhecer a ilha.
Voltamos a Veneza de barco, a vista de fora da ilha é belíssima, chegamos a Piazza San Marco de barco e estava acontecendo um concurso de máscaras, pessoas de vários países se inscreveram para desfilar. Ficamos horas na praça só observando os desfiles.
Hora de voltar ao hotel.
O terceiro dia foi reservado para as compras, fizemos compras em Mestre e claro as lembrancinhas em Veneza. À tarde voltamos à ilha de trem para curtir mais um pouco antes de nos despedimos da Veneza e da Itália. A vontade de voltar para casa já é grande, mas a nostalgia  já começa a bater, é contraditório, mas real.
No quarto dia fizemos o check out às onze da manhã, mas deixamos as malas no hotel porque nosso voo era só à noite. Com tudo acertado e sem nada programado, pegamos um trem e voltamos a Ilha de Veneza para comprar mais lembrancinhas, almoçar e tomar sorvete.
Voltamos ao hotel para pegar nossas mochilas, duas quando saímos de Criciúma e cinco quando saímos de Veneza rsrsrs e pegamos um ônibus em frente ao hotel que nos levou direto ao aeroporto Marco Polo de Veneza.
A viagem foi maravilhosa, em breve vou escrever sobre as comidas nas diversas regiões que visitamos, sobre os hotéis e claro postar fotos. Abraços.

2 comentários:

  1. OLá Raquel..Tudo bem..Você poderia me dizer qual hotel ou hostel que ficou em Veneza Mestre..Muito obrigada...Daniélle Cesar..danizinhacesar@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Daniélle, em Veneza Mestre , fiquei hospedada no hotel tritone, fica em frente a estação central de Veneza Mestre. Muito bom e prático. Abs

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!