terça-feira, 27 de maio de 2014

Itália 2014. Parte 1

Prova de fogo! Esta viagem foi como uma prova ou teste de algumas dicas que escrevi em textos anteriores como por exemplo: organizar uma viagem, viajar com pessoas da terceira idade, viajar pela Itália sem falar italiano e outros. Quando escrevi estes textos já tinha conhecimento de causa, mas desta vez foi diferente e intenso. Viajamos em oito pessoas, de diferentes personalidades e com idades que variavam entre 35 e 75 anos. Comecei a planejar e organizar a viagem de 10 dias pela Itália com o cuidado de fazer um roteiro que pudesse agradar e principalmente ser viável a pessoas com maior idade. Acreditem, aconteceu como planejado; hotéis, trens, passeios...  vou descrever o dia a dia resumido para vocês, as cidades que passamos e lugares que visitamos já estão descritos em outros textos. Mas sempre há algo novo, uma dica nova ou como diria o velho clichê “um pulo do gato”. Curtam.
Dia 1 Adaptação - Chegamos a Roma/IT as 08:00 da manhã, como de costume contratei o serviço de transfer da Elmocar  (Carlos é o dono, um gaúcho super gente boa), que nos levou até o Hotel Novecento próximo a estação Manzoni. Como era cedo os quartos ainda não estavam disponíveis, deixamos as malas no depósito de bagagens e fomos de metrô para o Vaticano, afinal era quarta-feira e dia de audiência Papal(texto que escrevi em contribuição ao site dicas de Roma). A Praça São Pedro estava lotada, chegamos no início da audiência a tempo de ver o Papa Francisco passeando entre a multidão de papa móvel. Para católicos ou não a atmosfera na “Piazza San Pietro” é inexplicável.
Praça São Pedro - Audiência Papal

Passeamos pela região e fomos almoçar, após a primeira refeição italiana, ou seja, massas; voltamos ao hotel. Parte do
grupo foi descansar, afinal o fuso horário de cinco horas não ajudam muito, outros foram visitar o museu “dellaLiberazione,”  que fica bem próximo ao hotel. 
* Dica: o Hotel Novecentos possui um terraço com mesas que os hóspedes podem usufruir a vontade, então fomos ao supermercado e compramos queijos, presuntos, azeitonas, pães, vinhos... nosso jantar foi um belo piquenique no terraço. 
Dia 2 Centro Histórico – Começamos o dia caminhando e curtindo a cidade. O destino Colosseo (Colisseum)  dispensa maiores apresentações e nele ficamos parte da manhã.
 * Dica: adquirimos o RomaPass, então não enfrentamos a longa fila para comprar ingresso ou para o acesso interno do Colosseo. Seguimos para o Palatino e Foro Romano, onde terminamos nossa manhã. Após o almoço visitamos o Pantheon e a Fontana de Trevi. Este segundo dia foi reservado ao centro histórico, dispensamos um tempo maior aos lugares citados, mas fizemos todo o percurso a pé o que nos levou a parar em outras fontes e igrejas pelo caminho. Viver Roma é caminhar com tempo e apreciar a cidade.
Colosseo

Dia 3 Vaticano- Com o bilhete de  ingresso dos Museus do Vaticano já comprado via internet e horário agendado, iniciamos a manhã do terceiro dia pelas galerias dos museus. 
Pode-se passear durante um dia inteiro pelos museus do Vaticano, infelizmente não tínhamos esse tempo e essa disposição. Visitamos os principais corredores e salas tendo o como destino final a Capela Sistina e podem acreditar já era hora do almoço.
Museus do Vaticano
Almoçamos na região do Vaticano e a voltamos para a Piazza San Pietro que agora parecia vazia em comparação ao primeiro dia que visitamos. Passeamos pela praça e visitamos a Basílica com tempo para apreciar as pinturas e esculturas com a Pietá de Michelangelo.  No Vaticano é possível visitar a cúpula da basílica e as necrópoles Vaticanas, porém estas não são indicadas a pessoas de idade avançada ou com problemas de saúde. Nosso grupo não realizou essas visitas, mas para mim é o melhor do Vaticano.
Pietá

Hora de voltar ao hotel para descanso, Roma é uma grande metrópole e apesar de  fascinante é cansativa, hora de jantar e descansar.

Dia 4 Compras – Este dia foi reservado para as compras,  fomos para o  Outlet Castelo Romano. Fora do centro histórico, a melhor maneira de chegar até lá é ir de ônibus. Com horários pré-definidos o ônibus sai da estação central Termine e segue direto ao centro de compras.

Dia 5 Ida a Assis- Partimos de Roma no início da tarde de trem com destino a cidade de Assisi. Repetimos o hotel da úlitma viagem e ficamos no Hotel e TratoriaPallotta localizado a poucos passos da  Piazza Comune, centro de Assis.  Um delicioso café da tarde nos esperava no Pallotta, álias este é o diferencial neste hotel, sempre há cafés, chá e bolos a disposição, deixamos as malas no hotel e fomos caminhar pela cidade. Lembrem que descrições detalhadas de Assis estão voce pode ler aqui.  Neste primeiro dia na cidade fomos até  a basílica mas pelo adiantar da hora já estava fechada, a cidade por si só já vale o passeio, vimos o pôr do sol bebendo um bom vinho na Piazza Comune. Hora de Jantar e descansar.

Dia 6 Assis – Na nossa última passagem por Assis (2013) em pleno inverno e por falta de tempo não conseguimos visitar a Porciúncula, primeira igreja restaurada por São Francisco de Assis. Ela está localizada fora dos muros da cidade histórica e muito próximo a estação de trem. Desta vez a visita já estava programada para o inicio da manhã.

Saímos cedo do hotel e resolvemos ir a Porciúncula de ônibus, existem três linhas de ônibus em Assis e duas delas passam pela Igreja de Porciúncula. Caminhando até a parada de ônibus paramos para uma visita  pela igreja de “Santa Chiara” e seguimos para a Porciúncula, o trajeto de ônibus é rápido e tranqüilo.
Reprodução Web - Interior da Igreja
Voltamos ao centro histórico de Assis para almoçar e seguimos  enfim para a Basílica de São Francisco de Assis. A basílica é dividida entre a igreja superior e inferior, na parte superior encontra-se a cripta de São Francisco e outras relíquias.  Feita a visita, um grupo seguiu para o hotel para descansar e outro para a Fortaleza Rocca Maggiore, construída por um cardeal fica no topo da cidade.

Rocca Maggiore
Localizada em um monte na Umbria a cidade de Assis é encantadora, mas é preciso disposição para conhecê-la a pé. Hora de voltar ao hotel para um banho e seguir para o último jantar em Assis ou Assisi em italiano.

Continua...






4 comentários:

  1. olá Raquel!
    Minha namorada e eu vamos a roma em outubro, sairemos do brasil em 21/10 e chegaremos em roma em 22/10 as 12:50 - fiumicino. nao falamos nada de italiano, tampouco ingles.
    gostaria de saber (se nao for abusar demais da sua boa vontade) se vc tem como fazer um roteiro pra gente contando desde já com o dia 22/10, sendo que no domingo (26/10) queria ir a paris com ela e voltar no mesmo dia (ou entao iríamos no dia 25/10 a noite e voltariamos na noite do dia 26/10), so pra conhecermos a torre eiffel e na oportunidade eu pedi-la em casamento.
    retornaremos ao brasil no dia 27/10 pela manhã (horário de partida do vôo 05:15).

    gostaria de saber tambem sobre informações quanto a imigração italiana(nossa parada pra trocar de vôo sera em portugal - lisboa, já que vamos de tap). se vamos receber o carimbo em portugal mesmo ou na italia... etc

    tem como me auxiliar nisto? SOCORROOOOOOOOOO!!

    obs: minha namorada está gravida e se puder ser um roteiro com os principais pontos e que nao seja TÃO cansativo, agradeço!
    obs2: ela estará de 5 para 6 meses de gestação no mes da viagem. (completará 6 meses em novembro, como vamos no final do mes ja conto como 6 meses).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1.  
      Fiz um roteiro. .. dá uma olhada.
       
      Dia 22/10 – Chegada em Roma prevista para as 12:50 hs, considerando o tempo que levamos para sair do aeroporto, chegar ao hotel, check in e etc.. e que apesar da adrenalina de estar na Cidade Eterna, o cansaço da longa viagem é inevitável, então vamos imaginar que vocês estejam prontos para desbravar Roma próximo as 16:00hs.
       
      Nesse horário o ideal é visitar os pontos turísticos abertos, ou seja, aqueles que são gratuitos e não fecham,
      Caminhe até o Colosseo (A) e aprecie é lindo...siga até a Piazza Venezia,(A)  mais ou menos uns 15 min e no caminho você vai ver as ruínas do Foro Romano.
       
      Segue até o Pantheon  (C) e  Piazza Della Rotonda, Piazza Navona, siga  para a Piazza de Spagna (D) e depois para a Fontana de Trevi (E) . Se você verificar no mapa vai notar que seria mais fácil ir primeiro para a Fontana de Trevi e depois para a Piazza de Spagna, mas mudei pro uma simples razão.. .. se vocês estiverem caminhando e aproveitando bemmm o passeio irão chegar no inicio da noite em Trevi.. e ela é linda a noite.  A partir deste ponto para voltar a melhor opção é mesmo caminhando, ou um ônibus.
      Eu particularmente acho esse dia cansativo, mas a dica aqui é se esforçar ao máximo para depois dormir cedo, porque apesar do cansaço o fuso vai dar a impressão que ainda é cedo para dormir,  e são lugares que vocês não podem deixar de visitar.

       
      LOCAIS VISITADOS: Vista externa Colosseo, Piazza Venezia, Piazza Navona, Piazza di Spagna e Fontana de Trevi.
       
      Dia 23/10 -  Inicie o dia pelo Palatino, Foro Romano, depois siga para o Colosseo, não sei se você já sabe, mas as filas são grandes no Colosseo, então compre o ingresso antes. À tarde vocês podem visitar o Terraço do Campidoglio, e ter uma visão 380º de Roma, e os Museus Capitolinos. Existem milhares de museus em Roma, mas o que mais me marcaram foram os museus Capitolinos onde se encontra  a estatua da Loba de Rômulo e Remo e os Museus do Vaticano, obviamente por nos levar a Capela  Sistina.  Estou sugerindo um roteiro bem sortido porque não sei a preferência de vocês, se gostam de passeios históricos, religiosos, turísticos, museus,.. enfim.. eu gosto de um pouco de cada kkk então isso é o que eu faria sem muita correria. E nesse caminho entraria em algumas igrejas.
       
      LOCAIS VISITADOS: Colosseo, Palatino, Foro Romano, Campidoglio, Terraço, Museus Capitolinos.
       
      24/10 -  Vaticano? O que acham? Museus do Vaticano e Capela Sistina, depois siga até a Basílica de San Pietro.  Como sua noiva está grávida (PARABÉNS) eu não indico a necrópole e a cúpula da basílica.  A tarde vocês poderiam visitar o Castelo Santo Ângelo, é muito próximo do Vaticano. Eu acho bem legal...mas como disse é basicamente mais um museu.  Que tal ir ao mercado Campo de Fiore... eu adorei ... depois relaxar no bairro mais boêmio de Roma o Trastevere, jantar e hotel.
       
      LOCAIS VISITADOS: museus do Vaticano, Capela Sistina, Basílica São Pedro, Feira no Campo de Fiore, Trastevere.
       
      25/10 – Pensei que neste dia vocês poderiam ir a Paris pela manhã cedo, vi em alguns site como o Alitalia um vôo que sai de Roma as 07:55 da manhã, chega em Paris as 10:00... aproveitem o dia, faça o seu pedido na torre a noite (uhull kkk) e siga para um belo jantar.
       
      26/10 – Saiam de Paris de manhã.. tem vôo as 09:35 com chegada em Roma as 14:10.. e depois de tantas emoções é hora de relaxar no hotel e arrumar as malas, ou como eu faço sempre no ultimo dia.. sair correndo pra comprar lembranças esquecidas kkkk (contraditório não?).
       
      Poxa, tentei ser o mais sucinta possível... mas são tantas opções e sou apaixonada pela Itália... Eu acho viável esse roteiro, se notares nunca coloco nada a noite, justamente porque andamos muito durante o dia e quando acaba o dia estamos  cansados, eu sempre priorizo o sono para no outro dia aproveitar .

      Excluir
  2. Olá Raquel!
    Eu já estou morando aqui na Itália faz 4 meses e acredita que ainda não fui a Roma?
    Não me perdoo por isso!
    Moro em Siena (pertinho de Firenze) e vou ficar aqui por um ano, menina estou apaixonada por esse país, e sobre tudo por essa cidade que te transmite uma segurança única! Não deixe de passar pela Toscana, a cada rua que entro tenho a sensação de estar em um filme, ou que fiz uma viagem pela história, e se puder passe por Siena, sou suspeita para falar, mas para mim é mais linda do que Firenze, ela lembra aquelas cidades de interior onde as pessoas ainda se cumprimentam com um sorriso e um bom dia logo pela manhã!

    Espero mais posts da bella Itália!

    Grazie mille ragazza!

    http://enquantoissonaitalia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Malu, Roma é mesmo imperdível, mas você ainda tem tempo para conhecer. Se gostas de sensação de interior não deixe de conhecer Assisi na Umbria, eu indico a todos pois acho a cidade um charme, já estive nela por duas vezes e voltaria várias outras. Estou em falta na atualização do blog, tenho que terminar a segunda parte desta viagem, mas logo faço. Vou dar uma lida no seu e vamos trocando idéias. Baccio!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!