segunda-feira, 24 de junho de 2013

Trilhando os canyons do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Inverno, estação que nos lembra acolhimento, cobertor, chocolate quente, filme, pipoca, resumindo, hibernação.
Você já pensou em fazer trilhas no inverno? E se essa trilha for há muitos metros de altitude? Esqueça o frio e curta a paisagem!
Nos limites do Rio Grande do Sul e Santa Catarina encontramos a região dos canyons e os Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.

A minha sugestão é de um dia para a trilha e visita do Canyon Fortaleza e um dia para a visita do Canyon Itaimbezinho, tendo como base de hospedagem na cidade de Cambará do Sul/RS.
O Canyon Fortaleza está situado a 23 Km de Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral, com acesso pela CS-423.
O Parque não tem trilha definida e nem estrutura, apenas na entrada um fiscal verifica o número de pessoas que estão acessando o parque. Pela altitude e as bruscas mudanças no tempo, o ideal que se inicie o passeio antes no período da manhã para que se tenha uma boa visibilidade do caminho.
A entrada é gratuita e quem não quiser arriscar pode contratar guias especializados em Cambará do Sul.

O Canyon Itaimbezinho fica localizado dentro do Parque Nacional Aparados da Serra, o acesso pode ser pela cidade de Praia Grande / SC  para quem vem no sentido norte – Sul ou pela cidade de Cambará do Sul/RS para quem vem no sentido Sul- Norte.
Como já sugeri acima, se estiver hospedado na cidade de Cambará do Sul você estará entre os dois parques o que facilita o acesso.
O Canyon (Parque) está a 18km de estrada de chão da área urbana de Cambará do Sul, Bem estruturado, possui trilhas demarcadas que garante a segurança dos visitantes.

No Itaimbezinho podem ser feitas três trilhas: duas na parte alta, onde fica a sede do Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, e uma na parte de baixo, no interior do Cânion Itaimbezinho, com entrada pelo município de Praia Grande (SC).

Visitação: A bilheteria fica aberta de terça a domingo, das 8h às 17h. Os visitantes deverão deixar o parque às 18h. A Trilha do Cotovelo fecha às 15h. Saiba que o Parque Nacional de Aparados da Serra fecha às 18h. A Trilha do Rio do Boi funciona de terça-feira a domingo, com abertura às 8h e entrada limite até às 13h.

Ingresso: R$ 6 (por pessoa). Crianças com até 7 anos não pagam.
Estacionamento: R$ 5 (carros pequenos)
Infraestrutura: Centro de visitantes com exposição, auditório, banheiros públicos, informações turísticas, maquete dos cânions e bancos para refeição.(Fonte: http://www.cambaraonline.com.br)

Um comentário:

  1. Oi Raquel
    Descobri seu blog sem querer, mas estou adorando. Você já visitou os canyons? É muito cansativa a caminhada? Abraços Ana

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Participe, Comente, Viaje!